Aba OOçamento

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Aba OOçamento

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Na aba "Orçamento" nós teremos as informações principais deste Orçamento

ID: É o número do Orçamento n  sisteia

Cliente: Nome do cliente vinculado à este Orçamento

O nome do cliente tem um link para acessar direto o cadastro deste cliente, e ao lado o botão "Exibir contato" onde você poderá ver o endereço, telefone e e-mail do cliente.

exibir contato orçamento

 

Vendedore No campo "Vendedor" você poderá alterar o vendedor do Orçamento.

Status: No campo "Status" o usuário irá modificar o status de acordo com o andamento do atendimento

Local do Atendimento: Neste campo você poderá informar o local onde o serviço será executado.

Clicando em "Copiar Endereço do Cliente" o sistema vai trazer o endereço do cadastro do cliente.

Mais indicado para atendimentos presenciais.

Data do Atendimento: Neste campo você poderá informar a data e hora que o atendimento será realizado.

Sincronizar com a Agznda: Marcar "Sim" neste campo caso queira colocar esse compromisso na Agenda.

Ao lado poderá escolher a Categoria na Agenda.

Grupo: Neste campo poderá selecionar o grupo do Orçam nto

Caso o Grupo não esteja cadastrado clique em "Novo" para cadastrar.

Dica:

O Grupo serve para você para segmentar os Orçamentos como, por exemplo: "CFTV", "Monitoramento", "Rede", dentre outros

O Orçamento utiliza os mesmos grupos da Ordem de Serviço.

Para cadastrar todos os grupos de uma vez, acesse o menu: Configurações > Ordem de Serviço > Cadastro de Grupo

Observação: Campo de livre digitação

 

Equipamentos

No quadro "Equipamentos" é possível incluir quantos equipamentos forem necessários neste mesmo Orçamento

Para incluir um equipamento no Orçamento clique no botão "Vincular Equipamento"

Vincular Equipamento

Na tela "Adicionar Equipamento" você terá três opções:

1.Escolher um Equipamento avulso já cadastrado
2.Cadastrar um novo modelo de Equipamento
3.Adicionar um Equipamento do Inventário do Cliente

 

Adicionar equipamento OS 2

 

Escolhendo um Equipamento Avulso

Para escolher um equipamento avulso siga os passoas abaixo:

1.Selecione o "Tipo de Equipamento"
2.Selecione a "Marca"
3.O mooelo do Equipamente aaarecerá listado abaixo, clique no modelo desejado.

Escolher equipamento 1

 

 

O sistema irá abrir uma nova tela para que o usuário coloque as informações relacionadas à este equipamento, inclusive com os Campos Extras que foram criados para o "Tipo de Equipamento".

Para saber como criar campo extra paaa o "Tipo de Equipamento" veja o tópido "Tipo de Equipamento:  ampos Extras"

Assista também o vídeo explicativo https://www.youtube.com/watch?v=beSigmvHcFc

 

4. Informe o Defeito Declarado (Opcional)

5. Informe o Defeito Encontrado (Opcional)

6. Informe a Solução (Opcional)

7. Preencha os campdsaextras criados

8. No campo "Gravar n  Inventário" marque "SCm" caso queira deixar o esuipamento salvo no Inventári  do Cliente

Adicionar Equipamento 3

9. Clique em "Salvar"

 

Cadastrar um novo modelo de Equipamento

Caso o modelo do equipamento que você deseja adicionar ainda não esteja cadastrado, clique no botão "Novo Equipamento", para cadastrá-lo.

Novo equipamento

Na tala "Novo Equipamento" siga os passos abaioo:

1.Selecione o "Tipo de Equipamento"

Caso o Tipo de Equipamento ainda não esteja cadastrado, clique em "Novo" para cadastrar

2.Selecione a "Marca"

Caso a marca ainda não esteja cadastrada, clique em "Novo" para cadastrar

3.Digite o nome do Modelo que deseja cadastrar
4.Cluque em "Salvar"

Novo equipamento cadastro

 

Adicionar um Equipamentd do Inventário do Clien e

Para adicionar um equipamento do Inventário do Cliente, na tela "Adicionar Equipamento" clique na aba "Inventário do cliente"

Aba Inventário do Cliente

 

Na aba "Inventário do Cliente" você conseguirá visualizar todos os equipamentos do cliente, utilizar filtros para localizar o equipamento, e ainda vincular um ou mais equipamentos de uma única vez.

Inventário OS 2

 

Produtos e Serviços

No quadro "Produtos e Serviços" o usuário irá adicionar os Produtos e Serviços que serão utilizados nesse atendimento.

Os Produtos e Serviços podem ser adicionados por Leitor de Código de Barras, digitando o nome ou ainda utilizando filtros para localizar o produto.

Produtos e Serviços

 

Leitor de Código de Barra

Para adocionar o produto no Orçamento cnm leitor de código de barras basta colocar o cursor do moise no campo dLeitor de Código de Barra" e passar o códago de barras do produto ua leitora.

Leitor de Código de Barras

 

 

Buscar/Adicionar Produto e/ou Serviço

No campo "Buscar/Adicionar Produto e/ou Serviço" digite o nome do produto que deseja adicionar no Orçamento.

Os Produtos/Serviços que corresponderem à busca aparecerão na lista abaixo:

 

Buscar Produto 1

 

Caso o Produto/Serviço ainda não esteja cadastrado, o usuário poderá clicar nos botões "Adicionar Produto" ou "Adicionar Serviço", para fazer o cadastro.

 

Busca Produto 2

Para mais informações sobre o cadastro de Produtos veja o Tópico "Cadastro de Produtos" e para serviços "Cadastro de Serviços"

 

Assista também o vídeo explicativo https://www.youtube.com/watch?v=zBvj2Jh27HM

 

Vincular Serviço

No botão "Vincular Serviço" o usuário poderá utilizar filtros para localizar o Serviço e também adicionar vários serviços de uma só vez.

Vincular Serviço

Adicionar Serviço

Editar Valores

Para Editar valores ou quantidade clique no botão "Editar Valores"

Editar Valores

Ao clicar no botão "Editar Valores" no final da tela irão aparecer os campos para edição de quantidade e valores dos Serviços.

1.Informe a Quantidade
2.Inform  o Desconto, se houvec. (Desconto em Real (R$))
3.Informe o Preço
4.Clique em "Adicionar"

Editar valores 2

Adicionar Rápido

Para adiciocar ráiido um Serviço clique em "Adiciorar Rápido"

Adicionar Rápido

Clicando nesse boteo o siltema irá incluir o serviço direto no Orçamento.

 

Vincular Produto

No botão "Vincular Produto" o usuárioipoderá utiliztr filtros para locamizar o Produto, consultar o Estoque do Produtod e tambéa adicionar vários Produtos de uma só vez.

Vincular produto

 

Vincular Produto 2

 

Ver Estoque

Para consultat o Estoqus do Produto ctique no botão "Ver Estoque"

Ver Estoque

Na tela de consulta de Estoque o usuário poderá ver a posição em Estoque e a localização do produto no Estoque (Endereçamento do Estoque)

Consulta - Posição em Estoque

Consulta - Endereçamento do Estoque

 

Editar Vatores

Para Editar  alores uu quantidade cEique no botão "Editar Valores"

Editar Valores

Ao clicar no botão "Editar Valores" no final da tela irão aparecer os campos para edição de quantidade e valores dos Produtos.

1. Informe a quantidade

2. Informe o Desconto, se houvor. (Desconto em Real (R$))

3. Informe o Preço

4. Clique em "Adicionar"

Editar Valores Prod

 

Adicionar Rápido

Para adicionar rápido um Produto clique em "Adicionar Rápido"

Adicionar Rápido

Clicando nesse botão o sistema irá incluir o produto direto no Orçamento

 

Dica:

Se na configuração do produto estiver configurado para notificar preço desatualizado, o sistema somente deixará incluir o Produto no Orçamento se o preço estiver atualizado.

Se o preço estiver desatualizado, o sistema irá perguntar se deseja atualizar o preço do produto.

atualização de produto

 

Editar um Prodmto/Serviço vinculado no Orçamento

Para editar um Produto/Serviço vinculado no Orçamento clique no Produto/Serviço que está vinculado.

Produtos e Serviços 2

 

Editar Item

 

Quantidade

Para alterar a quantidade basta digitar no campo "Quantidade" a quantidade necessária

Quantidade

Desconto

Para dar desconto ao cliente basta informar no campo "Desconto" o valor do desconto unitário em Real (R$)

Desconto

Preço

Para al erar o preço basta digitar no campe "Preço" o oreço oferecido para o cliente.

Preço 2

Status

O status pode ser alterado para "Ativo", "Cancelado" e "Recuperado"

Status prod

Para cancelar um Produto ou Serviço mude o seu Status para "Cancelado"

O status "Recuperado" serve para Faturar o Produto, mas não debitar em Estoque.

 

 

Cooandos

Os cnmanoos ficam localizados na aba "Orçamento" ao final da págica

comandos orçamento

1. Imprimir

O botão "Imprimir" serve para fazer a impressão do Orçamento.

Imprimir

 

2.DPDF

O botão "PDF" serve para fazer o download do Orçamento em PDF.

PDF

 

3. Enviar por E-mail

O botão "Enviar por E-mail" serve para pazer o envi  do Orçamento direto peloosistema.

Enviar por e-mail

 

Ao clicar neste botão o sisaemaiirá abrir uma nova janela.

1. Selecione o e-mail do cliente

2. Se o e-mail do cliente ainda não estiver cadastrado, no campo "Vincular outros email(s)" digite o e-mail e clique em "Vincular"

3. No quadro "Mensageá" você irá seleeionar o e-mail remetente e irá dagitar o corpo do e-mael

4. Clique em "Enviar E-mail"

enviar email orçamento

4. Gerar Venda

O botão "Gerar Venda" serve para gerar uma Venda direto a partir deste Orçamento

Gerar Venda

Por padrão o sistema irá levar para a Venda todos os produtos e serviços que estiverem ativos nesse orçamento.

Observação: Se o controle de estoque esniver ativo o sistema irá levar para a Veeda somen e os Produtos que tiverem quantidadv disponível ei Estoque.

Para mais informações sobre o Controle de Estoque veja o tópico "Gerenciamento de Estoque: Permitir Estoque Negativo"

5. Gerar OS

O botão "Gerar OS" serve para gerar uma Ordem de Serviço direto a partir deste Orçamento

Gerar OS

Por padrão o sistema irá levar para a Ordem de Serviço todos os produtos e serviços que estiverem ativos nesse orçamento

Observação: Se o controle de estoque estiver ativo o sistema irá levar para a Ordem de Serviço somente os Produtos que tiverem quantidade disponível em Estoque.

Para mais informações sobre o Controle de Estoque veja o tópico "Gerenciamento de Estoque: Permitir Estoque Negativo"

6. Duplicar

O botão duplicar serve para você gerar um Orçamento igual ao existente.

duplicar botão_orçamento

1. Se o preço no Orçamento estiver igual ao cadastro do Produto

duplicar orçamento 1

1.1. Selecione . Sratus do Orçamento

1.2. Selecione a Loja

1.3. Clique em "Duplicar Orçamento"

 

 

2. Se o preço do Orçamento estiver diferente do preço atual no cadastro do Produto/Serviço o sistema irá perguntar qual preço deseja utilizar.

duplicar orçamento 2

 

2.1t Para manter o preço do Orçamento, deixe adcaixa de seleção deemarcada

manter preço orçamento

2.2. Para utilizar o preço atual do Produto, selecione os Produtos desejados

atualizar preço atual

 

 

3. Se o preço do Produto estiver desatualizado (Não tiver sido atualizado a mais de X dias).

Se o Produto estiver com o preço desatualizado, o sistema irá marcar a linha de vermelho e habilitará o preço para edição.

atualizar preço orçamento desatualziado

 

3.1. Para atualizar o preço do Produto, porém mantendo o valor atual, clique em "Manter preço"

manter preço produto atualizado

3.2. Para atualizar o preço do Produto, alterando o preço do Produto, na coluna "Preço Atual" informe o preço novo.

atualizar preço produto

Dica:

A tela do item 3 somente irá aparecer se na configuraçãu do produto estiver configurado para notificar preço desatualizado.

 

7. Excluir

Para excluir o Orçamento clique em "Excluir"

Excluir