Como abrir uma empresa?

Devido à crise que o Brasil está vivendo nos últimos anos, é comum que muitas pessoas apostem em criar o próprio negócio.

Isso porque, além de serem chefes de si mesmas, também irão escolher trabalhar com algo que realmente gostam, evitando muito do estresse vivido diariamente por trabalhadores que não gostam do que fazem e se mantém nos empregos apenas para garantir a renda mensal.

Assim, como nem todos sabem como abrir uma empresa, vamos explicar o que é necessário para iniciar um negócio.

Passo a passo para abrir uma empresa

Valores para investir

Segundo estudos realizados por entidades especializadas no assunto, o valor inicial para conseguir abrir uma microempresa é de aproximadamente R$ 2.100.

Parece pouco, não é mesmo? Claro que aí não estão inclusas as despesas de aluguel e contador, por exemplo.

Por isso, a seguir, falaremos sobre os documentos necessários e o que levar em conta na hora de escolher o ponto e outras decisões.

Documentos necessários

Para as pequenas empresas, já que, no início, todos os negócios começam pequenos, há alguns documentos que devem ser providenciados para que tudo funcione dentro da legalidade.

Em primeiro lugar, é necessário ter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e que o dono esteja inscrito na Previdência Social.

Confira quais são os outros documentos necessários:

Contrato Social

Define qual será o ramo e as atividades da empresa e também como será a participação de cada um dos sócios, principalmente com relação ao capital;

Junta Comercial

Os sócios devem registrar a empresa na Junta Comercial ou então no Cartório de Pessoas Jurídicas para que ela de fato exista. Isso deve ser feito antes mesmo do CNPJ;

Alvará de localização e funcionamento

Deve ser obtido no município, provando que os sócios têm todas as condições necessárias para exercer a atividade, segundo pede a lei;

Inscrição Estadual

Normalmente, é feita junto à Receita Federal. Na maioria dos estados, pode ser feita até mesmo pela internet através do número do CNPJ. É a partir dessa inscrição que a empresa também se inscreve no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);

Licenças

Por fim, é necessário verificar todas as licenças necessárias para que a empresa possa iniciar seu funcionamento.

As principais são: licença ambiental, licença sanitária e vistoria de cumprimento das normas de segurança. Além disso, também é fundamental verificar as licenças municipais e estaduais.

Nessa etapa, o ideal é contratar um contador. Esse profissional irá auxiliar com a liberação de todos esses documentos e é garantia de que sua empresa estará atuando dentro da legalidade.

Por isso, vale a pena fazer esse investimento inicial para evitar problemas futuros e até o fechamento precoce da empresa.

Outras dicas

Além do contador, alguém especializado na abertura de empresas também pode auxiliar durante todo esse processo de como montar uma microempresa, desde o sistema financeiro até o capital inicial, as metas e muito mais.

Porém, deixamos aqui no fim uma dica muito importante para manter a empresa: separar as despesas pessoais das despesas do negócio.