O que é Matriz BCG?

Há alguns termos na gestão empresarial, ou então na gestão de marketing, que, apesar de não serem conhecidos por todos, são muito importantes para avaliar o desempenho da empresa e projetar crescimento. Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre a Matriz BCG.

Matriz BCG

A Matriz BCG é uma das ferramentas mais completas, famosas e mais indicadas para a gestão de marketing de uma empresa. Trata-se, basicamente, de uma matriz “2 por 2” que serve para analisar o portfólio dos produtos, levando em conta principalmente o ciclo de vida de determinado produto.

Esse tipo de análise foi criado nos anos 1970 e, desde então, vem auxiliando gestores de marketing a tomarem decisões mais acertadas com relação aos produtos de determinada empresa. O criador da análise é Bruce Henderson, que prestava serviços para a empresa americana Boston Consulting Group.

O funcionamento da Matriz BCG divide-se em duas partes: crescimento do mercado e participação relativa de mercado – comparada ao desempenho de um concorrente, por exemplo.

No geral, diz-se que se um produto está tendo um crescimento rápido de mercado ou então se sua participação de mercado está mais alta que o normal, é melhor para a empresa. Ou seja, o produto está melhor conceituado do que o do concorrente.

Os produtos normalmente são posicionados dentro dessa matriz seguindo as suas principais características. Assim, os quadrantes são os seguintes:

Ponto de interrogação

Como o próprio nome já diz, neste quadrante ficam os produtos que são incógnitas. Normalmente, esse mercado possui altas taxas de crescimento, mas pode significar um grande investimento.

Assim, esses produtos podem se tornar um abacaxi, por terem pouco retorno, ou então uma estrela, por representarem altas taxas de crescimento. Tudo depende do desempenho.

Estrela

As estrelas são os produtos com alta participação no mercado e altas taxas de crescimento. Exigem um bom investimento, visto que são líderes de mercado.

Vaca Leiteira

Neste caso, ficam os produtos com taxa de crescimento moderada, mas que se tornaram produtos com venda estabilizada, por assim dizer. Em sua maioria, são a base de uma empresa.

Abacaxi

Neste quadrante, estão os produtos com baixa participação no mercado. É recomendado até mesmo extinguir esses produtos do portfólio da empresa, visto que podem trazer até mesmo prejuízo.

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