O que é conciliação bancária e como fazer?

Se você tem uma empresa, com certeza já precisou fazer uma conciliação bancária. Esse procedimento está presente na rotina das empresas de todos os setores e também de todos os tamanhos – micro, pequena, média ou grande empresa. Entretanto, nem todo mundo conhece a real definição desse procedimento.

 

Em resumo, a conciliação bancária nada mais é do que rebater o extrato bancário com o fluxo de caixa e as respectivas contas bancárias.Ou seja, tudo isso será sincronizado para descobrir quais foram os gastos e, por fim, os lucros reais da empresa.

A conciliação bancária pode ser feita diretamente no fluxo de caixa, gerando os lançamentos de débitos ou de créditos. Ou, ainda, liquidando as contas a pagar e as contas a receber.

Parece simples, não é mesmo? A seguir, explicamos detalhadamente como realizar a conciliação bancária. Continue lendo.

Passo a passo para fazer conciliação bancária

1º passo – As movimentações: Para manter a sua própria organização, toda empresa deve controlar e registrar todas as movimentações que envolvam o departamento financeiro, ou seja, toda e qualquer entrada ou saída de dinheiro. Alguns exemplos dessas movimentações são: impostos, tarifas bancárias, recebimento de clientes, pagamentos de salários, pagamentos de fornecedores, pagamentos de empréstimos, entre outros;

2º passo – O saldo: É preciso comparar os saldos inicial e final do extrato bancário e do controle interno, verificando se eles batem. Caso contrário, há alguma conta errada e será necessário refazer tudo isso também para verificar os lucros, conforme citamos acima;

3º passo – Atenção aos detalhes: Conferir as datas também é muito importante para garantir a transparência no departamento financeiro da empresa. Portanto, é necessário verificar se os lançados do extrato estão de acordo com valores do controle financeiro da empresa;

4º passo – Corrigir os erros: Por fim, se aparecer algum erro em todos esses lançamentos, é importante verificar os valores lançados durante o mês inteiro para encontrar esses erros e assim corrigi-los. Utilizando um sistema ERP, todos esses procedimentos se tornam muito mais fáceis.

AgoraOS

Como vimos, a conciliação bancária não é algo difícil de fazer, mas pode demandar um tempo livre que nem todos os empresários têm. Por isso, indicamos algo que pode facilitar bastante e tornar esse processo um pouco mais simples: investir em um sistema para sincronizar as informações bancárias com as do caixa da empresa.

A AgoraOS disponibiliza, em seu sistema de gestão empresarial, um módulo voltado apenas para fazer esse tipo de serviço. Ele funciona exportando o arquivo .OFX do banco. Assim, os responsáveis pelo departamento financeiro da empresa podem sincronizar as informações bancárias com o sistema.

O melhor de tudo dos módulos da AgoraOS é que todos estão na nuvem, ou seja, apenas na web. Assim, podem ser acessados de qualquer computador, apenas com login e senha. Além disso, não há perigo de os dados se perderem se o computador der problema, por exemplo.

Ficou interessado? Então acesse o site da AgoraOS e crie o seu próprio sistema ERP de maneira rápida e fácil.