O que são Contas à Pagar e Receber?

Se você tem uma empresa, com certeza já se deparou com alguns termos como “contas a pagar” e “contas a receber”.

Os nomes são bem simples e já dizem do que se trata, porém, nem todos os empresários conseguem administrar tão bem esses dois tipos de contas.Portanto, vamos explicar um pouco mais sobre cada um deles.

 

As contas a pagar representam toda e qualquer dívida que a empresa tenha com alguém. Um exemplo claro são as dívidas para com os fornecedores, que devem ser quitadas todo mês para que eles continuem fornecendo os artigos necessários para a manutenção da empresa.

Já as contas a receber estão relacionadas a toda e qualquer dívida que a empresa tem para receber. Por exemplo, as contas que os clientes fazem para adquirir os produtos ou serviços que a empresa oferece.

No mundo dos negócios, tanto as contas a pagar como as contas a receber aparecerão no “futuro”. Ou seja, quando esse futuro chegar, elas serão liquidadas e lançadas no fluxo de caixa para que nenhuma operação “se perca”.

Dicas de organização

Para que nenhuma empresa se perca nas contas, deixamos aqui duas dicas que estão diretamente relacionadas às contas a pagar e também às contas a receber. Continue lendo.

– Gerenciar tudo o que deve ser pago: Todas as contas devem estar registradas e o setor financeiro deve ter um planejamento de datas para quitar essas contas. Assim, evita-se juros e outras taxas por atraso, por exemplo. Notas fiscais devem ser guardadas e devidamente registradas no fluxo de caixa. Também é fundamental que o empresário não misture os gastos pessoais com os gastos da empresa, pois isso pode trazer sérias consequências;

– Gerenciar tudo o que deve ser recebido: Também é preciso registrar todo o dinheiro que já entrou ou ainda entrará no caixa durante o mês. Controlar tudo isso é fundamental para evitar inadimplência dos clientes.

Para que essa organização do programa de fluxo de caixa fique mais fácil, conheça a seguir uma ferramenta muito prática.

Agora OS

Gerar os relatórios e controlar todas as movimentações para liquidar as contas a pagar e a receber, assim como qualquer outro procedimento relacionado à gestão do setor financeiro de uma empresa, é algo que toma bastante tempo se for feito manualmente. Além disso, a chance de cometer erros é bem maior.

Por isso, indicamos o sistema financeiro da Agora OS, que facilita muito a organização das empresas. Através de módulos específicos para cada procedimento, como a liquidação das contas a pagar e a receber, por exemplo, é possível realizar o controle financeiro empresarial de todos os lançamentos e evitar furos nos caixas.

E o melhor de tudo: os sistemas de controle financeiro da Agora OS funcionam em nuvem, ou seja, as informações ficam armazenadas na web e podem ser visualizadas através de qualquer computador. Também evita que essas informações se percam se acontecer de um computador estragar, por exemplo.

Você pode criar o sistema de gestor financeiro da sua empresa agora mesmo. Acesso o site da Agora OS e conheça o gerenciamento financeiro web!