O que é startup

Em época de crise, é preciso estar sempre inovando para agradar os clientes.

São ideias diferentes que poderão render lucros e ajudar a manter a empresa em alta.

Entretanto, também há novos negócios sendo montados por pessoas bastante criativas.

O futuro está aí e é preciso apostar em inovação para se manter no mercado.

Continue lendo este artigo e conheça um pouco mais sobre as startups.

O conceito

Há diversas definições do que é startup espalhadas pela internet. As duas principais são:

“Qualquer empresa que esteja no período inicial pode ser chamada de startup”

“Empresa com custos de manutenção muito baixos, se comparadas às demais, mas que cresce rápido e gera um bom lucro”.

Entretanto, como as versões divergem bastante, até porque nem toda empresa é uma startup, podemos partir de um conceito um pouco mais explicativo.

Startup é um grupo de empreendedores que busca um modelo de negócios que possa ser reproduzido em escala, mas que trabalha em um ambiente de incerteza.

Com a crise, sabemos que grande parte dos setores possui incerteza. Entretanto, pelo fato das startups lidarem com ideias completamente novas, nem sempre há como saber se os consumidores realmente irão ‘comprar’ o projeto.

O modelo de negócios da startup é como ela gera valor pelo trabalho. Um bom exemplo é o esquema de franquias, em que os sócios pagam os royalties pela marca e tem acesso a uma receita que já faz sucesso. Assim, trabalhando com uma marca já consolidada, as chances de sucesso são muito maiores.

A questão da repetição nas startups significa conseguir entregar o mesmo produto ilimitadamente sem precisar fazer muitas adaptações ou mudanças, o que nem sempre é fácil. Já o crescimento em escala significa que a empresa pode crescer cada vez mais sem a necessidade de mudar o seu modelo de negócios.

Como um sistema ERP pode ajudar uma startup

Para organizar melhor a startup e proporcionar um crescimento cada vez mais intenso, a utilização de um sistema ERP, ou seja, de um software integrado de gestão empresarial, pode ser de grande valia. Isso pode ser justificado principalmente pelos altos investimentos em tecnologia, feitos até mesmo pelos governos.

Com um sistema ERP, as empresas conseguem organizar de maneira mais rápida e mais eficaz os seus dados. Elimina-se as diversas planilhas e unificam-se os dados e processos, integrando tudo isso e disponibilizando a quem tiver acesso da empresa.

Para as startups, um dos principais pontos do investimento em um sistema ERP é que o custo-benefício é muito melhor do que trabalhar sem um sistema integrado. Isso levando em conta que um dos princípios das startups é se manter com custos menores do que de outras empresas.

Além disso, o uso de um sistema ERP também ajuda muito a manter as obrigações tributárias da empresa em dia, principalmente porque o sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos. Dessa maneira, garante-se que a empresa estará atuando dentro da legalidade, pagando suas contas e ainda assim mantendo os seus custos reduzidos.

Como o ERP AgoraOS pode ajudar a minha empresa?

O AgoraOS é um sistema ERP online multiloja voltado para micro, pequenas e médias empresas de diversos seguimentos.

Com o AgoraOS você consegue gerenciar toda a sua empresa utilizando apenas uma ferramenta.

Sistema ERP AgoraOS

Sistema ERP AgoraOS

Chega de usar várias planilhas ou softwares para o gerenciamento do seu negócio!

Entre em contato conosco e marque uma apresentação.