Como saber se a empresa tem Inscrição Estadual

A Inscrição Estadual é o cadastro da empresa junto à Secretária de Fazenda do estado para pagamento de ICMS (Imposto cobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Por isso dizemos que as empresas que possuem Inscrição Estadual ativa são Contribuintes de ICMS.

Mas, como faço para saber se a empresa possui Inscrição Estadual?

O governo disponibiliza um site chamado SINTEGRA onde você encontrará o link para consulta da Inscrição Estadual em todos os estados brasileiros.

Veja abaixo o passo a passo para consulta da Inscrição Estadual no site do SINTEGRA.

  1. Acesse o site www.sintegra.gov.br
  2. Você deverá clicar no estado da empresa que deseja efetuar a consulta.
  3. Preencha o número do CNPJ
  4. Faça a validação anti robô da SEFAZ
  5. Clique para pesquisar.

Se a empresa possuir Inscrição Estadual a SEFAZ irá informar o número da Inscrição Estadual e a condição da inscrição deverá estar como “Habilitada”

Se a empresa não tiver Inscrição Estadual ou a mesma estiver inativa, então a empresa será não contribuinte do ICMS.