O que é fluxo de caixa, e o regime de caixa e o de competência?

Fluxo de caixa, regime de caixa e regime de competência. São tantos termos que até mesmo empresários com experiência ficam um pouco perdidos.

Apesar de serem termos com palavras semelhantes, eles não são sinônimos e a sua diferenciação é muito importante.

O fluxo de caixa é utilizado pelas empresas como um instrumento de controle para acompanhar todas as movimentações realizadas em um determinado período de tempo.

Isso serve para avaliar os gastos, os lucros reais da empresa e diversos outros fatores relacionados à saúde financeira da empresa.

Por isso, no fluxo de caixa, devem ser adicionadas todas as entradas e todas as saídas de dinheiro. Só assim é possível ter os valores exatos de quanto está sendo gasto e o que está se convertendo em lucro para a empresa.

Regime de Caixa e Regime de Competência

O regime de caixa e o regime de competência também estão relacionados ao fluxo de caixa, porém, têm definições um pouco diferentes. Antes de conhecer os seus significados, porém, é preciso ter em mente de que toda movimentação da empresa é tratada como um evento, que deve ser lançado tanto no sistema contábil quanto no sistema financeiro da instituição.

Nesse sentido, no regime de caixa, esse evento é registrado na data em que foi efetuado o seu pagamento ou o seu recebimento, da mesma maneira em que é feito em uma conta bancária. Portanto, o regime de caixa é registrado pelo financeiro, que contabiliza receitas, custos, despesas e investimentos no mês.

Já o regime de competência registra o evento na data em que ele aconteceu, ou seja, na data do fato gerador. Portanto, é responsabilidade da contabilidade registrar estes eventos sempre na data em que o evento ocorreu e não na data em que foi pago ou recebido, como o faz o setor financeiro.

AgoraOS

Com um gerenciador financeiro web, organizar o fluxo de caixa irá se tornar uma tarefa muito mais simples e fará com que os administradores não gastem muito tempo. A AgoraOS trabalha com um sistema financeiro de regime de caixa, que permite adicionar todos os lançamentos e movimentações no fluxo de caixa de maneira rápida de eficaz.

Com esse controle financeiro, as empresas não terão mais tantos furos no caixa, o que é bastante comum em negócios que não utilizam nenhum software financeiro para controlar as entradas e saídas. Portanto, investindo em um gestor financeiro, a empresa estará à frente das concorrentes e terá mais chances de sucesso.

Além de tudo, o controle financeiro empresarial da AgoraOS tem a característica de armazenar todos os dados em nuvem, ou seja, na web. Dessa maneira, não há perigo de perder o programa de fluxo de caixa se o computador estragar, por exemplo. Os dados poderão ser acessados de qualquer computador, celular ou tablet, desde que se tenha login e senha para acesso.

Parece muito interessante, não é mesmo? Então, se você é empresário, comece a usar o sistema de gestão financeira do AgoraOS!