Como criar o Fluxo de Atendimento da Ordem de Serviço

O fluxo de atendimento da ordem de serviço é uma estrutura que busca melhorar o setor de atendimento ao cliente de uma empresa.

Ou seja, por meio de uma representação gráfica, a empresa tem uma visão panorâmica de todas as estratégias estabelecidas para melhorar o serviço de atendimento ao cliente. 

Sendo assim, este é um processo fundamental para qualquer negócio, uma vez que a probabilidade de garantir as necessidades e demandas dos clientes é 100%! 

fluxo de atendimento da ordem de serviço: como fazer?

A elaboração de um fluxograma da ordem de serviço é relativa, pois leva em conta o perfil de cada empresa.

Por exemplo, o tamanho da empresa e o seu público-alvo.

Então, veja abaixo o passo a passo para a criação do seu fluxo de atendimento da O.S

10 passos para fazer seu fluxo de atendimento da ordem de serviço 

Passo 1: Defina seus objetivos de atendimento

Antes de começar a criar o fluxo, é fundamental entender seus objetivos de atendimento.

Passo 2: Identifique os canais de atendimento

Determine quais canais de atendimento você usará para interagir com os clientes, como por exemplo telefone, e-mail, chat online, mídias sociais, atendimento pessoal e entre outros.

Passo 3: Mapeie os pontos de contato com o cliente

Identifique os pontos de contato em que os clientes podem entrar em contato com a empresa.

Passo 4: Entenda as necessidades e expectativas dos clientes

Realize pesquisas, análises de feedback e estudos para compreender as necessidades e expectativas dos seus clientes.

Passo 5: Crie um diagrama de fluxo de atendimento

Utilize um software de desenho de fluxogramas ou simplesmente papel e caneta para criar um diagrama de fluxo que representa visualmente como as solicitações dos clientes serão tratadas.

Conheça aqui o melhor software para criar seu fluxograma de atendimento!

Passo 6: Estabeleça critérios de triagem

Defina critérios claros para triagem e priorização das solicitações dos clientes.

Passo 7: Implemente sistemas e tecnologias

Escolha e implementa sistemas de gerenciamento de atendimento ao cliente e ferramentas que ajudem a rastrear e documentar as interações com os clientes, por exemplo.

Passo 8: Treine a equipe

Garanta que a equipe de atendimento esteja devidamente treinada.

Pois, assim o fluxo é estabelecido! Além disso, conheça os procedimentos para lidar eficazmente com as necessidades dos clientes.

Passo 9: Monitore e avalie o desempenho

Estabeleça métricas de desempenho, como por exemplo tempo médio de resposta, taxa de resolução na primeira interação, satisfação do cliente, entre outras.

Passo 10: Melhore continuamente

Por fim, use os dados e o feedback dos clientes para aprimorar o fluxo de atendimento continuamente

Dessa forma, você terá um fluxograma de sucesso!

Além do passo a passo, veja a seguir o exemplo de Fluxo de Atendimento para Assistência Técnica:

Fizemos também um vídeo que poderá te ajudar na criação do Fluxo de Atendimento da Ordem de Serviço

https://www.facebook.com/agoraos

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