O que é NFC-e

Atualmente, é obrigação de todo e qualquer estabelecimento oferecer nota fiscal ao consumidor.

Independentemente do tipo de compra ou aquisição de serviço, esse documento dá mais segurança ao consumidor, tanto para comprovar o pagamento como para diversos outros problemas que podem ocorrer futuramente.

A Secretaria da Fazenda (SEFAZ) pretende modernizar ainda mais esse documento, pensando sempre no consumidor e nas empresas. Assim, o órgão criou a Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e), que será uma das opções de substituição para o tradicional cupom fiscal.

O objetivo geral é informatizar as vendas para que a SEFAZ tenha sempre conhecimento de todas as operações realizadas. Assim, também fica mais fácil para o cliente, que, sempre que desejar, poderá consultar as notas fiscais das compras que realizou.

Em resumo, pretende-se extinguir o cupom fiscal e passar a utilizar, daqui a algum tempo, apenas o documento chamado DANFE NFC-e. Ele terá um visual um pouco diferente do que estamos acostumados.

Os itens da compra não estarão mais discriminados, como funciona com o cupom fiscal antigo. Porém, será possível consultá-los. Isso será feito através do QR Code, que funciona da seguinte forma: tirando uma foto em um smartphone, é possível reconhecer e obter a lista dos itens, ou ainda pela Chave de Acesso e consultando pelo site da SEFAZ.

Como sabe-se que muitas pessoas preferem ter o documento em mãos, a impressão no momento da compra será opcional. O consumidor pode apenas informar seu endereço de e-mail e a empresa enviará a NFC-e para ele. Essa estratégia visa também contribuir com o meio ambiente, economizando o papel que seria utilizado para a impressão.

AgoraOS

Assim como a SEFAZ está modernizando as notas fiscais para que fiquem mais acessíveis e mais práticas ao consumidor, as empresas também precisam fazer sua parte para estar à frente da concorrência. E, para isso, é preciso investir em um sistema de caixa que gere a Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica de maneira fácil e prática.

A AgoraOS trabalha com um sistema de frente de caixa online PDV destinado a empresas que realizam a venda direta ao consumidor. Alguns exemplos são: lojas de vestuário, lojas de utilidades, bares, restaurantes, entre outras. O objetivo é facilitar a automação comercial, auxiliando tanto as empresas quanto os clientes.

Há duas formas de exibição: grade e scanner. A primeira é destinada principalmente a sistema de ponto de venda de frente de caixa, mais comum em bares e restaurantes. Já a segunda é mais específica para lojas de roupa, varejo, e qualquer outro tipo de negócio em que haja a necessidade de pesquisar códigos de barra.

Mais uma das vantagens dos sistemas da AgoraOS é que eles armazenam os dados na nuvem, ou seja, tudo está na web. Portanto se o computador estragar, por exemplo, os dados não serão perdidos e poderão ser acessados por qualquer computador, tablet ou celular com acesso à internet, sempre com login e senha.

Prático, não é mesmo? Crie o seu agora mesmo acessando o site da Agora OS!