O que é CF-e-SAT

Se você reside no estado de São Paulo, com certeza já deve ter ouvido falar no CF-e-SAT. Em resumo, trata-se do Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e) do Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos (SAT). Ou seja, um cupom fiscal gerado apenas pelo SAT, utilizado no estado de São Paulo.

O SAT serve para documentar, de forma eletrônica, todas as operações comerciais dos varejistas do estado. Esse sistema gera as notas fiscais eletrônicas e as transmite diretamente para a Secretaria da Fazenda (Sefaz) para que tenha conhecimento de todas as operações.

Anteriormente, essa era a única forma de gerar notas fiscais eletrônicas no Estado de São Paulo. E, para isso, as empresas precisavam utilizar um software específico na geração, o que era considerado bastante divergente se comparado a todos os outros estados.

Para entender melhor, os demais estados utilizam o sistema de Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e), que pode ser gerada por diferentes softwares financeiros, sem dificultar para nenhuma empresa e garantindo, assim, a padronização do documento em todos esses estados.

Devido à grande pressão dos varejistas para que o Estado de São Paulo também liberasse a utilização da NFC-e, o pedido foi atendido. Agora, as empresas deste estado também podem utilizar esse sistema de nota fiscal eletrônica e seguir o padrão que é adotado nos demais estados brasileiros.

A NFC-e é um documento um pouco diferente do cupom fiscal que estamos acostumados. Na verdade, ele é um substituto do cupom fiscal tradicional, implementado estrategicamente para que a Sefaz possa ter acesso a todas as operações de compra. Além disso, utilizar a NFC-e também é uma forma de sustentabilidade, já que economiza-se o papel da impressão.

Para conferir mais informações sobre a NFC-e, você pode acessar esse outro artigo que produzimos especificamente sobre esse tema. Clique aqui.

Agora OS

Com a modernização do sistema de cupom fiscal, as empresas também precisam estar preparadas para oferecer a Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica. E, para isso, é preciso ter um sistema de ponto de venda eficiente que gere esse tipo de nota. Por isso, indicamos os sistemas de automação comercial da Agora OS.

O sistema PDV da Agora OS funciona totalmente online e é indicado principalmente para lojas que realizam venda direta ao consumidor. São duas opções de exibição: grade, de frente de caixa e mais indicado para bares e restaurantes; e scanner, indicado para lojas que precisem de um sistema de caixa que pesquise códigos de barra, por exemplo.

O investimento nos sistemas da Agora OS, além de oferecer custo-benefício muito melhor se comparado aos concorrentes, também tem a característica de funcionar em nuvem. Ou seja, todos os dados estarão salvos na web e poderão ser acessados de qualquer computador, celular ou tablet. Eles estarão sempre seguros, já que não há o risco de perder as informações se o computador estragar, por exemplo.

Incrível, não é mesmo? A sua empresa pode começar a usar o sistema Agora OS PDV a qualquer momento. Basta acessar o site e conhecer um pouco mais sobre o sistema.