organograma de uma empresa

Todo mundo já se deparou com algumas dúvidas de hierarquia em alguma empresa: quem é meu chefe? A quem devo obedecer?

Essas dúvidas são bastante comuns, principalmente em empresas em que existem muitos “chefes” e poucos funcionários.

Entretanto, é fácil de esclarecer essas dúvidas. Um único gráfico pode resolver todos esses problemas: o organograma de uma empresa.

Não sabe do que se trata? Continue lendo esse artigo e entenda melhor!

O que é um organograma empresarial?

O organograma é uma representação utilizada para ilustrar e representar toda a organização hierárquica de uma empresa.

Ou seja, ali estarão todas as relações de entre ‘chefes’ e funcionários, com os setores e os cargos que existem nesta organização.

Esse tipo de gráfico é muito importante para que todos os colaboradores saibam em que área estão e com quais áreas irão se relacionar, bem como com quais outros funcionários irão se relacionar diretamente.

Claro que, para garantir transparência e um bom andamento da empresa, é importante que todos os setores estejam integrados. Porém, nem sempre é possível que todos saibam tudo o que está acontecendo.

Dessa maneira, o organograma empresarial serve para que as pessoas possam se organizar melhor em suas áreas e áreas relacionadas diretamente.

Os componentes do organograma de uma empresa

O gráfico do organograma empresarial é feito a partir de alguns componentes, que ajudam a entender melhor como funciona o sistema hierárquico. São eles:

Linhas de Comunicação

Tratam-se de linhas que vão fazendo a ligação entre áreas e/ou cargos de uma empresa. Essas linhas representam a hierarquia entre esses setores.

Unidades de Trabalho, Cargo ou Área

São os retângulos em que serão colocados os funcionários, normalmente pelo seu nome e pela função que ocupa.

Hierarquia

A linha da hierarquia pode ser feita de cima para baixo, de dentro para fora ou da esquerda para a direita. O modo como será feita é opcional, mas o ideal é que todos possam entender.

Divisão Horizontal do Trabalho

Os cargos que estiverem em uma mesma linha são aqueles que possuem um mesmo nível de hierarquia.

Modelos de organograma

Como vimos, o organograma é algo muito importante para manter as relações de trabalho organizadas. E há vários modelos que podem ser feitos, de acordo com os tipos de empresa e o que é mais adequado a ela. Conheça os principais:

Organograma Vertical

Um dos mais simples e mais conhecidos no mundo empresarial. A hierarquia funciona de cima para baixo, indo dos principais cargos até os menores.

Organograma Horizontal

É bem semelhante ao vertical, porém a ordem de importância é representada da esquerda para a direita.

Organograma Circular

Este tipo de organograma permite especificar um pouco mais os setores e as funções. As áreas que possuem mais responsabilidade ficam no centro, enquanto as que possuem menos responsabilidades são as das extremidades.

Organograma Linear de Responsabilidade

Este organograma mostra mais como funcionam as relações entre os cargos, tanto que possui legendas para quem aprova, executa, participa, controla ou elabora.