Ponto de Equilibrio

Os donos de empresas, principalmente das que foram criadas recentemente, querem saber quando é chegado o momento na parte do ciclo de vendas em que é possível obter um lucro, após os inúmeros investimentos.

Entretanto, para que esse lucro seja real, é preciso que as despesas e os ganhos estejam em equilíbrio.

Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre como funciona esse equilíbrio e o que os empresários devem fazer para mantê-lo durante toda a vida da empresa.

Sobre o conceito

O Ponto de Equilíbrio Financeiro, com a sigla PEF, também conhecido pela expressão em inglês Break Even Point, tem a principal função de localizar o momento em que a empresa começa a lucrar.

Porém, diferente do Ponto de Equilíbrio Econômico, o PEF também retira do cálculo as receitas e as despesas que não representaram entradas ou desembolso.

Assim, ele é um pouco mais específico e detalhando, auxiliando as empresas a saberem exatamente como está o sistema financeiro.

O Ponto de Equilíbrio é o indicador que mostra o momento em que as receitas totais e as despesas se igualam financeiramente em um mesmo período determinado.

A partir disso, é possível saber qual é o valor mínimo que a empresa deve faturar por mês para que consiga cobrir todos os gastos – tanto os fixos quanto os variáveis – e começar a ter um retorno, ou seja, o lucro.

Para descobrir qual é esse valor, existe uma fórmula que diz o quanto a empresa precisa vender para conseguir se manter e lucrar.

Ela funciona da seguinte maneira:

  1. As vendas devem atingir um valor que é determinado por essa equação
  2. Se o faturamento for zero, significa que o lucro é nulo.
  3. Se o valor ultrapassar o necessário para ‘pagar as contas’, o restante é o lucro.

A importância de entender o que é o Ponto de Equilíbrio

Como já sabemos, o Ponto de Equilíbrio é importante para verificar quando a empresa começa a lucrar e também quanto está lucrando.

Porém, ele também ajuda os empresários a calcularem melhor o valor que será cobrado pelos seus produtos e/ou serviços.

As empresas se diferem muito em tamanho e ramo de atuação e, assim, os valores investidos em mão de obra e matéria-prima também são distintos.

Por isso, comparar os Pontos de Equilíbrio entre as empresas só vale se elas forem muito parecidas tanto no ramo de atuação quanto nos valores investidos.

E, mesmo assim, sempre haverá alguma diferença. Assim, é importante avaliar a sua empresa e as suas condições.

A fórmula do PEF

O Ponto de Equilíbrio Financeiro pode ser calculado por meio da seguinte fórmula:

A Margem de Contribuição pode ser descoberta calculando o preço da venda e subtraindo pelos custos e pelas despesas variáveis. Em resumo, trata-se do valor que deve ser retirado de cada unidade produzida para que se consiga pagar todas as despesas.

Apesar de parecer algo bem simples, a dica é que a empresa procure um contador ou uma empresa de assessoria contábil para que eles realizem esses cálculos e, assim, garantam que nada saia do controle.