Conheça os principais benefícios de Softwares como Serviço (Software as a Service – SaaS)

Software como Serviço, ou Software as a Service (SaaS), é um modelo de distribuição de software onde o fornecedor se responsabiliza pela estrutura do sistema (servidores, conectividade, atualização, manutenção, segurança), e o cliente utiliza o serviço de maneira fácil, geralmente pela internet.

Eles são programas diferentes daqueles nos quais é necessário comprar a licença e fazer a própria instalação na máquina, sendo preciso obter outra licença cada vez que uma nova versão é lançada. O Software como Serviço simplifica isso, e somente é necessário pagar uma taxa, geralmente mensal e bastante viável, e o fornecedor fica com todo o trabalho.

SaaS - Software as a Service

O acesso ao software é na nuvem, ou seja, não é preciso que ele seja instalado em seu computador e você poderá acessá-lo de qualquer lugar pela internet. Essa é uma das maiores vantagens desse modelo de programa.

Outro benefício que o Software na nuvem oferece são os baixos custos de manutenção. Como não é necessário empenho da equipe de TI, nem capacitação de uma equipe especificamente para o software na nuvem, os clientes podem reduzir os custos e quem sabe até investir esse valor em outros setores!

A flexibilidade desse tipo de programa também é um diferencial. Geralmente, os fornecedores disponibilizam “pacotes” que atendam ao cliente de maneira mais personalizada para cada necessidade, como no Agora OS, em que os clientes podem escolher os planos que melhor lhes atendem, e mudar de plano sempre que preciso.

O Agora OS é um bom exemplo de Software como Serviço (SaaS), e disponibiliza diversos módulos para gerenciar as atividades cotidianas do seu negócio, como cadastrar clientes, gerar ordens de serviço, gerenciar estoque e vendas, entre outras ferramentas.

No Agora OS, todos os procedimentos de atualização, manutenção, backup, infraestrutura dedicada e profissional são oferecidos aos clientes, além de o programa ser livre de vírus, escalável, e também pode ser acessado de qualquer lugar, pois está na nuvem.

SaaS está crescendo ao longo dos anos.

Está ficando cada vez mais comum a utilização de Softwares como Serviço tanto no Brasil quanto no resto do mundo, especialmente por pequenas e médias empresas. Pesquisas indicam a movimentação que esse mercado fez nos últimos anos e estimam um crescimento bastante promissor para os próximos anos, acompanhando novas tecnologias que surgem e o aumento do número de clientes que aderem a esse tipo de programa.

No Brasil, estimativas da IDC apontam para movimentação de SaaS saltando de 20 milhões de dólares para 192 milhões de dólares entre 2010 e 2014. Já na América Latina, foram mais de 400 milhões de dólares em 2012, segundo estimativas do instituto de pesquisas Gartner.

No mundo, esse tipo de serviço também está em grande crescimento. Segundo a Gartner, Softwares como Serviço movimentaram cerca de 14,5 bilhões de dólares em 2012, um crescimento de 17,9% sobre 2011. A previsão para 2015 é de que o setor venha a faturar 22,1 bilhões de dólares.

Confira os planos de serviço do software Agora OS para gestão de atividades cotidianas de seu negócio.