Entenda a varredura de sacado

Com os avanços da tecnologia e a otimização das ferramentas de internet banking, os bancos passaram a oferecer cada vez mais serviços novos com o intuito de aproveitar melhor as possibilidades de transações online e automatizar ainda mais as operações.

Isso traz mais conforto e comodidade para o cliente, mas também pode causar um nó na cabeça na hora de saber para que servem determinadas operações.

Um desses nomes exóticos que acabam confundido as pessoas na hora de utilizar os aplicativos de instituições bancárias é a varredura do sacado, que também pode ser chamada de varredura de bloquetos.

Leu sobre essa opção por aí, mas ficou confuso quanto à finalidade dessa modalidade operacional? Vem saber um pouco mais sobre a varredura do sacado!

O que é varredura do sacado?

A varredura do sacado (que também pode aparecer na lista de serviços oferecidos pelo seu banco como varredura de bloquetos ou até mesmo varredura de boletos) é uma modalidade operacional disponível apenas para pessoas jurídicas, isto é, só existe para empresas, sem opção para pessoas físicas.

Basicamente, trata-se de uma plataforma digital oferecida dentro do próprio sistema de pagamento do banco que funciona como uma ferramenta de controle de boletos emitidos e pagos.

Dentro do sistema de varredura do sacado, o usuário pode ter acesso aos dados de boletos gerados para determinado sacado dentro daquele banco.

Dessa forma, todo o sistema de controle de boletos para sacado é informatizado, evitando o uso e administração de boletos físicos, impressos em papel. Isso otimiza os sistemas de organização das empresas, o que as faz ganhar tempo e, consequentemente, dinheiro.

Como funciona a varredura do sacado

Antes de começar, é importante lembrar que os sistemas de varredura de sacado estão vinculados a determinado banco e são exclusivos daquele banco.

Isso significa que o sistema de varredura de sacado de banco “X” não pode ter acesso às informações relativas a banco “Y”.

Parece óbvio, certo? Na prática, porém, isso significa que você só pode ter acesso a informações de boletos gerados por sacados que também sejam correntistas naquele banco escolhido.

Ou seja, se você está utilizando o sistema de varredura de sacado do banco “X”, ali, dentro daquele sistema, só terá acesso a informações relativas a boletos gerados tendo como sacados correntistas do banco “X”.

Todos os boletos gerados por sacados que sejam correntistas no banco “Y”, no entanto, não serão computados.

A varredura de sacado é um serviço que só está disponível para pessoas jurídicas que utilizam o sistema de pagamento do banco para efetuar suas transações.

Ou seja, se sua empresa utiliza o sistema de pagamento do banco “X”, não poderá usufruir do sistema de varredura de sacado do banco “Y”.

Também é possível enviar boletos e documentos para o sistema de varredura do sacado utilizando ferramentas do próprio sistema ERP da empresa, através das plataformas de controle, recebimento e armazenamento de informações pela tecnologia de EDI bancário.

Por isso, para começar a usufruir do sistema de varredura de sacado, é importante ter uma boa conversa com o gerente do seu banco e também com seu pessoal de TI responsável pelo sistema ERP para avaliar as adaptações e possibilidades para sua empresa ou negócio.