O que é pagamento escritural?

O Pagamento Escritural é uma forma de pagamento não-física. Ele consiste em enviar o arquivo eletrônico dos boletos dos fornecedores, de tributos e de concessionárias para que a instituição bancária possa fazer a efetuação da liquidação.

Muito utilizado por empresas, o Pagamento Escritural é uma forma automatizada de autorizar o pagamento aos fornecedores, bem como fazer o agendamento de pagamentos futuros.

Tudo isso é feito através de meios eletrônicos de transferência de arquivo.

Com ele, é possível gerar arquivos de remessa, processar arquivos de retorno, gerar relatórios e muito mais.

Como funciona o Pagamento Escritural

É possível utilizar diversas modalidades de pagamentos, como crédito em conta corrente ou poupança, emissão de TED, emissão de DOC, ordens de pagamento, títulos registrados, títulos não registrados, entre outros.

Para realizar esses pagamentos basta ter em mão algumas informações básicas, como: dados da conta bancária para quem o pagamento deve ser feito, dados fornecidos pelo banco e dados gerados pelas próprias transações. O procedimento é bastante simples e fácil de realizar.

Esse é um recurso que poupa tempo, reduz custos operacionais, aumenta a produtividade e também aumenta a segurança. O Pagamento Escritural simplifica e agiliza as rotinas administrativas financeiras, evitando erros e esquecimentos.

Por isso, utilizar o Pagamento Escritural é uma medida fundamental para qualquer empresa que busque aprimorar e agilizar sua gestão financeira.

As rotinas de Pagamento Escritural são feitas através de uma ferramenta, um software (programa), que possibilita a geração de arquivos com faturas, que serão enviados aos bancos, solicitando o seu pagamento.

Assim também é feito o processamento dos arquivos de retorno, ou seja, a efetuação do pagamento.

Existem programas que suportam o pagamento para diferentes bancos, por isso, ao escolher uma ferramenta para sua empresa, avalie se ela atende as necessidades do seu negócio.

É importante também que a interface da ferramenta seja fácil de entender e bem organizada, para facilitar ainda mais a efetuação da rotina de Pagamento Escritural da empresa.

Conheça as vantagens do Pagamento Escritural

O Pagamento Escritural traz muitos benefícios para empresas. Esse recurso permite a otimização dos pagamentos da empresa e a troca de informações entre as empresas, os bancos e os responsáveis pelo pagamento, tudo através de meios eletrônicos.

Confira suas principais vantagens:

• É muito seguro, pois faz a verificação dos dados da agência e da conta a receber o pagamento, e verifica a consistência do CNPJ/CPF;
• É muito mais rápido do que ir até o banco pagar cada boleto;
• Permite autorizar pagamentos no dia do vencimento;
• Permite agendar pagamentos futuros;
• Aumenta o controle da sua empresa sobre a gestão financeira, deixando todos os pagamentos programados;
• Evita erros e esquecimentos;
• Aumenta a produtividade, pois o tempo economizado com esses pagamentos pode ser investido em outras tarefas importantes;
• Diminui os custos operacionais;
• Você pode acessar extratos com todos os pagamentos efetuados ou programados.

Assim, notamos que o Pagamento Escritural é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa, pois permite uma gestão financeira saudável e, consequentemente, torna possível com que os outros setores trabalhem adequadamente.