O que é e como funciona a cobrança escritural

A cobrança escritural é um método automatizado de cobrança de títulos feita através de um banco portador.Ela dispensa a emissão de borderôs, duplicatas e quaisquer outros papéis e seu principal objetivo é gerar uma cobrança bancária.

Podemos dizer que a cobrança escritural nada mais é que um conjunto de operações feitas para a integração e a troca de informações entre o sistema de uma empresa e os sistemas das instituições financeiras (bancos).

Através disso, são feitas operações de cobrança dos títulos de posse da empresa ou emitidos por ela.

Esse é um recurso fundamental para agilizar e otimizar o processo de cobrança das empresas, melhorando a gestão financeira do negócio e minimizando erros, além de reduzir custos.

É por isso que a cobrança escritural é muito utilizada no mundo corporativo.

Entenda como funciona a Cobrança Escritural

A cobrança escritural elimina completamente o uso de papel na empresa, bem como proporciona uma gestão completa e precisa das “contas a receber”.

Funciona assim:

  1. Através de um modem ou da internet, a empresa encaminhará ao banco as informações dos títulos que tem a receber.
  2. O próprio banco emitirá os boletos e fazer a entrega aos sacados ou então fazer a entrega dos mesmos eletronicamente.
  3. Posteriormente, o banco retornará para a empresa os arquivos informando a situação atual do boleto – por exemplo, o que foi pago e o que está em atraso.

A empresa que utiliza a cobrança escritural paga uma tarifa por esses serviços, entretanto, é um investimento que costuma valer a pena, pois com a cobrança escritural é possível reduzir custos operacionais e diminuir bastante o tempo e os esforços gastos com essas operações.

Qual a Importância da Cobrança Escritural?

Essa é uma ferramenta muito importante para o mundo dos negócios, pois algumas empresas se encontram em uma fase de desenvolvimento em que não podem se dar ao luxo de gastar tempo.

Assim, realizar uma tarefa da forma mais complicada se mostra um desperdício de tempo. Por isso, os gestores precisam buscar soluções para tornar os processos mais rápidos e diminuir o número de erros.

Processos não automatizados necessitam de muito mais tempo para serem executados e estão sujeitos a mais erros, o que é um risco para a empresa.

A cobrança escritural se mostra a solução mais eficaz para agilizar o processo de cobrança e economizar tempo quando falamos de duplicatas.

Isso porque, com ela, a empresa repassa para o banco a responsabilidade da geração e cobrança, afinal, é o banco quem irá enviar os arquivos gerados no sistema de gestão e depois retorná-los para a sua empresa com as informações precisas sobre o status atual da cobrança (enviadas a cartório, em atraso, pagas).

O processo de cobrança escritural reduz consideravelmente o trabalho do gestor financeiro, permitindo assim que ele invista seu tempo para fazer a conciliação financeira e analisar de forma precisa e detalhada as finanças da empresa.

Ou seja, o responsável pelo setor financeiro pode investir seus esforços para ajudar a manter a empresa financeiramente saudável e crescendo.