Ordem de Serviço na Segurança do Trabalho: atue com segurança!

Sabe-se que qualquer empresa, independente do seu tamanho, precisa de uma ordem de serviço na segurança do trabalho.

Pois tal documento além de proteger a saúde dos trabalhadores, protege a integridade física da corporação.

Sendo assim, a Ordem de serviço (O.S), desempenha um papel crucial na gestão e na garantia de um ambiente de trabalho seguro.

Visto a importância da O.S, convido você, leitor, a continuar neste artigo, pois iremos abordar o que é uma O.S na segurança do trabalho!

Além disso, veja também como a O.S promove segurança e a conformidade legal das organizações.

Então, continue conosco!

O que é uma Ordem de Serviço na Segurança do Trabalho?

Entende-se a Ordem de serviço na segurança do trabalho como um documento formal, o qual busca manter uma comunicação clara entre a empresa e o trabalhador.

Isto é, uma comunicação transparente entre a corporação e os funcionários deixando evidente a função e o risco de cada serviço.

Além dos riscos, deve-se destacar também as medidas de segurança necessárias bem como as responsabilidade dos envolvidos.

Saiba mais sobre ordem de serviço aqui!

Passo a passo para fazer sua O.S na segurança do trabalho 

 

Passo a passo para fazer sua O.S na segurança do trabalho

Primeiramente, deve-se realizar uma análise de riscos detalhada. Ou seja, identificar os perigos específicos no ambiente de trabalho. 

Por exemplo: riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e psicossociais.

Segundamente, liste todas as tarefas a serem executadas por cada funcionário, isso irá ajudar não só a empresa, mas ao trabalhador também.

Pois ele terá transparência no serviço que irá prestar.

Em um terceiro passo, forneça instruções claras sobre como realizar as tarefas com segurança.

Visto os três primeiros passos, destaca-se os três últimos abaixo para sua O.S de segurança do trabalho: 

Treinamento e conscientização 

Certifique-se de que todos os funcionários recebam treinamento adequado relacionado à Ordem de Serviço.

Pois, a conscientização sobre os riscos e as medidas de segurança é crucial para a prevenção de acidentes.

Assinatura e Registro

Após explicar a O.S, solicite a assinatura de todos os funcionários a fim de garantir que a equipe está de acordo com as orientações e instruções.

Um ponto importante: mantenha registros dessas assinaturas para fins de conformidade e auditoria.

Atualização Contínua:

Levando em consideração que a segurança do trabalho é um processo em constante evolução, considere a revisão e atualização da sua OS, sempre que houver mudança nas regulamentações da sua empresa;

Diante disso, certifique-se de que todos os funcionários estejam cientes das atualizações.

Vantagens da Ordem de Serviço na Segurança do Trabalho

Vantagens da Ordem de Serviço na Segurança do Trabalho

A utilização da Ordem de Serviço na segurança do trabalho traz uma série de benefícios significativos para as empresas e seus colaboradores. Conheça abaixo os principais pontos positivos. 

Redução de Acidentes

A OS descreve os riscos e as medidas de segurança, ajudando a conscientizar os trabalhadores sobre os perigos envolvidos em suas tarefas. 

Ou seja, isso contribui para a prevenção de acidentes e lesões no local de trabalho.

Conformidade Legal

Exige-se a elaboração e o uso adequado da ordem de serviço, pois caso não seja cumprido, há um grande risco de multas e sanções.

Conheça aqui a lei que impõe essa regra!

Documentação

A O.S funciona como um documento de segurança da empresa.

Pois, em casos de incidentes, por exemplo, usa-se a ordem para demonstrar que a empresa estava com as devidas precauções em dias.

Treinamento

Usa-se a ordem de serviço como uma ferramenta de treinamento, especialmente para novos funcionários. 

Pois, ela fornece instruções claras sobre como realizar tarefas com segurança.

Comunicação Eficiente

Por último, a OS facilita a comunicação entre trabalhadores e supervisores, garantindo a ciência das responsabilidades e riscos envolvidos em cada tarefa. 

Quais principais componentes de uma ordem de serviço na segurança do trabalho?  

Quais principais componentes de uma ordem de serviço na segurança do trabalho

Segundo a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), considera-se a ordem de serviço na segurança do trabalho um documento obrigatório, inscrito na lei 157 da lei 6.514 de 22 de dezembro de 1977.

Diante da sua obrigatoriedade, elencamos abaixo os principais componentes de uma O.S. Veja abaixo. 

Identificação da empresa

Neste campo, insere-se o nome da empresa, o endereço e dados de contato. ou seja, as principais informações da corporação.

Identificação do trabalhador

Aqui diz respeito a todas as informações do trabalhador, por exemplo: nome, telefone e todo o serviço que ele irá prestar.

Descrição da tarefa

Insere-se aqui todos os detalhes da atividade prestada. 

Riscos associados

Enumera-se todos os riscos possíveis durante a execução da tarefa.

Medidas de segurança

Evidencia-se instruções claras sobre as precauções e procedimentos de segurança a serem seguidos.

Equipamentos de proteção individual (EPIs)

Lista dos EPIs necessários e orientações sobre seu uso.

Responsabilidades

Definição das responsabilidades do trabalhador, do supervisor e da empresa em relação à tarefa.

Data e assinaturas

Data de emissão da OS e assinaturas do trabalhador e do supervisor, indicando que as instruções foram compreendidas e aceitas.

Dicas para criar uma Ordem de Serviço na segurança do trabalho  

Dicas para criar uma Ordem de Serviço na segurança do trabalho

Para garantir que a Ordem de Serviço na segurança do trabalho seja eficiente e atenda aos requisitos legais, considere as seguintes dicas:

Clareza e simplicidade: Use linguagem simples e direta para que todos possam entender as instruções.

Detalhamento: Descreva com precisão as tarefas, os riscos e as medidas de segurança.

Atualização constante: Mantenha as OSs atualizadas à medida que novos riscos ou procedimentos de segurança surgirem.

Treinamento: Certifique-se de que os trabalhadores compreendam as OSs e sejam treinados para segui-las.

Registro: Arquive as OSs adequadamente para referência futura e auditorias.

Modelo de Ordem de Serviço Segurança do Trabalho

Modelo de Ordem de Serviço Segurança do Trabalho

A ordem de serviço na segurança do trabalho pode ser feita de duas maneiras: digital ou física. 

Caso a empresa opte pela opção digital, ela pode escolher entre os formatos word e PDF ou até mesmo aderir a um sistema de programa para ordem de serviço.

Conheça aqui o que é um sistema de programa para ordem de serviço e veja como ele pode otimizar o seu trabalho!

Mas, caso a empresa opte pela O.S física, ela pode ser elaborada e impressa. 

No entanto, a Ordem de Serviço física traz alguns problemas, como possibilidade de rasura e extravio, dificuldade no armazenamento e criação de histórico.

Além disso, ela não pode ser acessada remotamente, por exemplo, como na digital. 

Então, fica claro que a melhor opção é a O.S digital não é mesmo?

Não deixe de conferir mais modelos de ordem de serviço acessando este link.

Ordem de serviço na segurança do trabalho é com o AgoraOS 

Programa para ordem de serviço AgoraOS

O AgoraOS é referência na elaboração de ordem de serviço na segurança do trabalho, pois eles contam com um sistema inovador e flexível

Ou seja, permite que você, prestador de serviço ou empresa, crie um modelo personalizado para sua O.S.

Além disso, o AgoraOS se destaca frente a sua tecnologia avançada, pois disponibiliza um aplicativo para equipes remotas.

Conheça abaixo os principais segmentos de ordem de serviço assistência técnica do AgoraOS:

  • Refrigeração e Climatização
  • CFTV e Segurança Eletrônica
  • Energia Solar
  • Elevadores
  • Provedores de Internet
  • Telecomunicações
  • Engenharia

Além dos variados segmentos, o AgoraOS elabora sua ordem totalmente integrada. Confira abaixo os principais ponto: 

Controle de estoque 

Vincule serviços e produtos, que podem ser baixados de múltiplos estoques em uma mesma ordem de serviço

Faturamento avançado

Crie uma fatura com uma ou várias O.S. agrupadas. Além disso, é possível vincular a O.S. a um contrato. Assim, ela será cobrada em conjunto com a mensalidade do cliente.

NF-e e Nfs-e

Emita notas fiscais em cima dos Produtos (NF-e) e dos Serviços (NFS-e) para todas as O.S. faturadas.

Então, não deixe para fazer depois a sua OS e faça agora de um jeito prático, inovador e tecnológico com o melhor sistema do mercado: o AgoraOS. 

Contate-nos aqui e iremos oferecer a melhor solução para você!

Veja também:

Ordem de serviço: tudo que você precisa saber

Como criar o Fluxo de Atendimento da Ordem de Serviço