Dashboard: o que é e para que serve?

Diante das inovações tecnológicas no âmbito corporativo, o Dashboard é uma ferramenta fundamental para grandes, médias e até mesmo pequenas empresas. 

Isso porque, ele atua em um sistema de gestão, cuja função é apresentar dados de forma intuitiva e panorâmica.

Ou seja, tem como objetivo, auxiliar empresas nas tomadas de decisões estratégicas a partir de indicadores reais de desempenho. 

Em outras palavras, considera-se tal ferramenta um facilitador no gerenciamento empresarial.

Então, já imaginou utilizar um instrumento que vai gerar todas as informações, métricas e indicadores da sua empresa? Bom demais para alcançar os objetivos de mercado, não?

Por isso, convido você, leitor, a continuar neste conteúdo, pois aqui iremos explorar sobre todos os assuntos prévios antes de aderir a um painel de gestão. 

Clique e conheça mais sobre o AgoraOS.

Afinal, o que é um Dashboard e a sua importância?

sistema erp agoraos dashboard bi

O Dashboard nada mais é do que uma painel que contém as seguintes informações: métricas e indicadores-chave de performance. 

Como por exemplo, adianto: sabe aquele painel do Instagram business? Então, ele é um Dashboard!

Por meio daquele painel, o administrador tem um relatório acerca da performance de sua publicação e também uma análise do seu público-alvo.

Além disso, há a possibilidade de verificar contas alcançadas e muitas outras funções.  

Em resumo, um um painel de gerenciamento visa o monitoramento de dados em tempo real do seu negócio.

Mas, qual a sua importância?

Conforme abordado nos tópicos antecedentes, fica evidente que o dashboard tem grande participação no sucesso do seu negócio. 

Isso porque ele tem o poder de potencializar o trabalho da equipe dando indícios reais e estratégicos de quais ações tomar. 

Ou seja, adotar um tal ferramenta é crucial para a evolução da sua empresa, pois sem ele, há um grande risco do seu negócio não acompanhar o mercado de trabalho. 

Conheça o nosso modelos de Dashboard aqui para elaboração e monitoramento de ordem de serviço!

Conheça os tipos de Dashboard 

Conheça os tipos de Dashboard

Antes de adquirir um Dashboard, faz-se necessário considerar a realidade da empresa, isto é, qual objetivo de negócio deseja alcançar, por exemplo. 

Dessa forma, você irá adotar o modelo de dashboard mais adequado para sua estratégia.

Apesar dos distintos modelos, iremos abordar a seguir os mais utilizados. 

Operacional

Este modelo é voltado ao monitoramento e rastreamento de atividades e processos do dia a dia de uma organização. Além disso, ele fornece informações em tempo real ou quase real das operações em andamento. 

Em relação ao painel, apresenta métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs), referente aos processos operacionais, como por exemplo, produção, venda, estoque, atendimento ao cliente e entre outros. 

Tático

Tal Dashboard visa fornecer informações que irão auxiliar gestores e supervisores a tomar decisões de médio prazo a fim de melhorar o desempenho em suas áreas específicas. 

Em relação ao painel,  inclui KPIs e métricas que abordam o desempenho e a eficácia das operações, mas também podem incorporar dados sobre recursos humanos, finanças e outras áreas.

Estratégico

Utiliza-se este a fim de monitorar o progresso em relação aos objetivos de longo prazo, bem como obter uma visão estratégica da organização. Ou seja, contribui na tomada de decisões estratégicas. 

Em relação ao painel, apresenta KPIs relacionados aos principais objetivos estratégicos da empresa, bem como análises de tendências e projeções.

Analítico

Usa-se para aprofundar a análise de dados, bem como explorar tendências e padrões.

Em relação ao painel, constam-se gráficos integrativos, relatórios detalhados, além de ferramentas de exploração de dados e entre outras funcionalidades. 

Financeiro

Este tipo concentra informações referente a dados financeiros e econômicos, cujo objetivo é proporcionar um maior controle financeiro.

Em relação ao painel, inclui-se métricas financeiras, como receitas, despesas, margens de lucro, balanços, demonstrações de fluxo de caixa e entre outras funcionalidades. 

Clique e conheça mais sobre o AgoraOS.

Dashboard e relatório: qual a diferença?

Dashboard e relatório

Nota-se que no âmbito do Business Intelligence há uma dúvida frequente: qual a diferença entre Dashboard e relatório?

Tal dúvida ocorre, porque há variados modelos de relatórios muito semelhantes aos Dashboard, mas sim, eles são distintos.

Sendo assim, entende-se por relatórios um documento extenso, apresentado em formato de texto, tabelas e gráficos; além disso, eles tendem a ser estáticos e possuem, muitas vezes, mais de uma página.

Enquanto isso, o Dashboard é uma interface visual, em que apresenta informações de forma concisa e em tempo real. Além disso, são totalmente visuais.

Ou seja, encontra-se gráficos, indicadores e widgets interativos na sua configuração. 

Dashboard e ordem de serviço

sistema erp agoraos dashboard de ordem de serviço

Apesar de serem instrumentos distintos, há uma relação entre Dashboard e ordem de serviço no contexto empresarial.

A partir do que vimos até agora sobre Dashboard, entende-se este como uma interface visual que busca apresentar informações importantes e em tempo real de um determinado modelo.

Enquanto, a ordem de serviço é um documento que descreve detalhadamente um trabalho ou tarefa a ser realizado por um indivíduo ou equipe. 

Ainda ficou com dúvida sobre Ordem de Serviço ou deseja mais informações? Acesse esse link e fique por dentro de tudo!

A relação entre um Dashboard e uma ordem de serviço é que é possível utilizar um modelo de Dashboard para monitorar o andamento e desempenho de várias ordens de serviço simultaneamente. 

A relação entre um Dashboard é uma ordem de serviço que pode utilizar um modelo de Dashboard para monitorar o andamento e desempenho de várias ordens de serviço simultaneamente. 

AgoraOS tem o melhor Dashboard para sua empresa 

Dashboard AgoraOS

A AgoraOS possui o melhor Dashboard para você! Atualmente, o sistema AgoraOS conta com o software ERP para empresas de serviço. 

Uma dos diferenciais do nosso sistema é que ele é totalmente integrado, ou seja, dentro dele, você consegue ter as seguintes funcionalidades: 

  • Sistema para ordem de serviço
  • Pagamento Recorrente
  • Sistema de Vendas
  • Controle Financeiro
  • Controle de Estoque
  • Outsourcing de Impressão

Além de realizar todas essas funções, você tem acesso total à localização em tempo real da sua equipe e agendamento de ordens de serviço direto na tela no mapa, por exemplo.

Em resumo, o sistema ERP do AgoraOS proporciona não só um dashboard adequado para você como também uma cobertura completa de todo o procedimento de gestão do seu negócio. 

Contate-nos agora mesmo e tenha o melhor Dashboard para sua empresa!

Veja também: 

Sistema ERP Online – O que é sistema ERP?

Programa para Ordem de Serviço: conheça o nosso ERP